Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Controle biológico

Por Valber e Daniel Sávio 
Controle biológico é um fenômeno que acontece espontaneamente na natureza e consiste na regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais. É uma estratégia que o homem vem utilizando há muito tempo para o controle de patógenos, pragas e ervas daninhas. O controle biológico é um componente fundamental do equilíbrio da Natureza, cuja essência está baseada no mecanismo da densidade recíproca, isto é, com o aumento da densidade populacional da presa, ou do hospedeiro, os predadores, ou parasitos, tendo maior quantidade de alimento disponível, também aumentam em número. Desta maneira, os inimigos naturais causam um declínio na população da praga

Tipos de Controle Biológico: 
Controle biológico artificial é quando o homem interfere de modo a proporcionar um aumento de seres predadores, parasitos ou patógenos, podendo esses serem: insetos (mais atuantes no controle biológico natural), fungos , vírus, bactérias , nematóides e ácaros. 

Controle biológico clássico . Importação e colonização de parasitóides ou predadores, visando ao controle de pragas exóticas (eventualmente nativas). De maneira geral, as liberações são realizadas com um pequeno número de insetos por uma ou mais vezes em um mesmo local. Neste caso o controle biológico é visto como uma medida de controle em longo prazo, pois a população dos inimigos naturais tende a aumentar com o passar do tempo e, portanto, somente se aplica a culturas semiperenes ou perenes. 

Controle biológico natural . Refere-se a população de inimigos que ocorrem naturalmente.São muito importantes em programas de manejo de pragas, pois são responsáveis pela mortalidade natural no agroecossistema e, conseqüentemente, pela manutenção de um nível de equilíbrio das pragas. 

Controle biológico aplicado. Trata-se de liberações inundativas de parasitóides ou predadores, após criação massal em laboratório. Esse tipo de controle biológico é bem aceito pelo usuário, pois tem um tipo de ação rápida, muito semelhante à de inseticidas convencionais. O CBA refere-se ao preceito básico de controle biológico atualmente chamado de multiplicação (criações massais), que evoluiu muito com o desenvolvimento das dietas artificiais para insetos, especialmente a partir da década de 70.

Parasita. É um organismo usualmente menor que o hospedeiro. Os parasitas podem completar seu ciclo de vida em um único hospedeiro e na maioria das vezes não matam o hospedeiro. Ex. piolho. 
Parasitóide. Inicialmente parasitam o hospedeiro causando sua morte até o final do seu ciclo evolutivo.É muitas vezes do mesmo tamanho do hospedeiro, mata este e exige somente um indivíduo para completar o desenvolvimento; o adulto tem vida livre. 
Predador. Sempre atacam e matam sua presa. È um organismo de vida livre durante todo o ciclo de vida. Usualmente é maior do que a presa e requer mais do que uma para completar o seu desenvolvimento. Ex. leão 

Os predadores podem ser classificados em: 

 Estenófagos . Comem um número restrito de espécies.

 Monófagos. Comem apenas uma espécie de presa. 
 Oligófagos. Comem um número moderado de espécies.
 Polífagos . Comem um grande número de espécies. 
 Insaciáveis . Matam indiscriminadamente. Ex. Aranha

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O controle biológico consiste no emprego de um organismo (parasita) que causa danos atacando lavouras. No texto acima ficou claro sobre o que é esse controle, sobre seus diversos tipos, explicando cada um, onde esclareceu as diferenças existentes entre eles.

    ResponderExcluir
  3. Bárbara: O controle biológico é um componente fundamental do equilíbrio da Natureza.

    ResponderExcluir
  4. O texto acima nos mostra os vários tipos de controles biológicos que é uma técnica muito uada pelos homens nas lavouras

    sara ferreira

    ResponderExcluir
  5. Daniel e Guilherme

    Obs:Embora o controle biológico traga respostas positivas na redução ou abandono do uso de agrotóxicos e na melhoria de renda dos agricultores, analisando o conjunto de experiências realizadas mundialmente, verifica-se que os resultados ainda estão concentrados em apenas alguns cultivos e, principalmente, no controle de insetos. Em outras palavras, ainda existe muito o que desenvolver nas áreas de controle de pragas e doenças.

    Referencia:
    http://www.planetaorganico.com.br/controle.htm

    ResponderExcluir
  6. O controle biológico consiste no emprego de um organismo (predador, parasita ou patógeno) que ataca outro que esteja causando danos econômicos às lavouras. Trata-se de uma estratégia muito utilizada em sistemas agroecológicos, assim como na agricultura convencional que se vale do Manejo Integrado de Pragas (MIP).

    Gostei muito do Artigo principalmente da parte do Controle biológico artificial me entenresei muito por este tema.

    Parabenizo pelo trabalho , por nos ajudar a conhecer coisas novas.

    ResponderExcluir
  7. Esse artigo é muito interessante ele esclarece bem que o Controle biológico é um fenômeno que acontece naturalmente na natureza que consiste na regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais. É uma estratégia que o homem há muito tempo vem utilizando, explorando inimigos naturais para o controle de patógenos, pragas e ervas daninhas - ação considerada uma arte por muitos cientistas, embora vários esforços tenham sido feitos para transferir o controle biológico para o domínio da ciência.

    ResponderExcluir
  8. Entendi que hoje em dia o homem controla a natureza, através de vários mecanismos utilizados nas plantações, no meio ambiente e etc. Estratégia usada para manter o equilíbrio no habitat biológico.

    Por: Marcelo Augusto

    Controle biológico traz equilíbrio, seja ele artificial ou natural a vários tipos de fungos, vírus e parasitas.

    Por: Tairine Maristela

    ResponderExcluir
  9. O trabalho nos traz informações significativas.
    Falta-nos mais informações de como estão as pesquisas e o uso no Brasil.
    Também será pertinente ressaltar, o uso do controle na região do Triangulo Mineiro, que é nossa "casa" e que tem feito muitas pesquisas a respeito desta tecnica, ecologicamente correta.E aí turma, qual é a real participação de Uberaba e região em atividades desta natureza???? Não ficam curiosos a respeito?
    Vale a pena pesquisar mais e descobrir, tenho certeza que vão encontrar muita coisa interessante.
    Todos os leitores aguardam novas informações.
    No momento, PARABÉNS que que já foi feito.
    Abraços
    AMarina

    ResponderExcluir
  10. Esse artigo esclarece o que significa controle biologia mais não especifica muito bem na região do Triangulo Mineiro, nossa participação no controle biológico....fora isso o controle biológico fica muito bem explicado...bjs *-*

    ResponderExcluir
  11. Todos estão de parabens, principalmente a Professora Marina que esta incentivando os alunos com esse projeto duradouro...

    Abraço.

    ResponderExcluir