Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ENGENHARIA BACTERIANA

Por Barbara e Vivian
Baseia-se na reprodução de bactérias capazes de realizar determinadas atividades ou produzir moléculas como hormônios, enzimas e antibióticos.
Assim, foram obtidas bactérias marinhas capazes de degradas petróleo derramando nos mares. Já outras bactérias conseguem produzir álcool etílico, usado como combustível.
O gene humano responsável pela produção de insulina foi introduzido em bactérias, que passaram a produzir esse hormônio, usado no tratamento dos diabéticos.
A mesma técnica produzir bactérias que sintetizam somatotrofina (hormônio de crescimento) vacina contra hepatite B e ativador do plasminogênio (dissolvente de coágulos sanguíneos).

Hoje, sabemos que bactérias são capazes de assimilar moléculas de DNA que se encontram livres no meio ambiente, incorporando estas moléculas ao seu DNA (cromossomo bacteriano) adquirindo assim variabilidade. 

O detalhe é que isto pode acontecer até mesmo com moléculas de DNA de outras espécies. Um exemplo clássico foi o ocorrido com a bactéria Encherichia coli, que foi induzida em laboratório, a assimilar DNA humano que continha a seqüência genética que comanda a produção de insulina pelo pâncreas.



Reino Monera

O reino monera é composto pelas bactérias e cianobactérias (algas azuis). Elas podem viver em diversos locais, como na água, ar, solo, dentro de animais e plantas, ou ainda, como parasitas.Isto deve-se ao facto de estes organismos poderem suportar grandes pressões, temperaturas elevadas, concentrações osmóticas mortais para outros organismos e valores de pH radicais.

Os organismos pertencentes ao Reino Monera (do grego moneres = único) são todos unicelulares ou quando muito coloniais, e apresentam células procarióticas.



A importância das bactérias

As bactérias também têm sua importância no meio ambiente, assim como qualquer ser vivo.
Decomposição: atuam na reciclagem da matéria, devolvendo ao ambientes moléculas e elementos químicos reutilizáveis por outros seres vivos.
 Fermentação: algumas bactérias são utilizadas nas indústrias para produzir iogurte, queijo, etc. (derivados do leite)
Indústria farmacêutica: na fabricação de antibióticos e vitaminas
Indústria química: na produção de alcoóis, como metanol, etanol, etc;
Genética: com a alteração de seu DNA, pode-se fazer produtos de interesse dos seres humanos, como insulina.

8 comentários:

  1. No texto acima nos fala a importância das bactérias e a sua capacidade para realizar atividades e produzir moléculas como hormônios.

    sara ferreira oliveira

    ResponderExcluir
  2. As bactérias têm uma importância muito grande no meio ambiente, e no texto acima mostra isso. Uma informação importante que é boa para destacar , é que hoje as bactérias são capazes de assimilar moléculas de DNA.

    Raquel Fiuza

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo os alunos por este artigo.

    Mais este trecho ficou um pouco confuso de entender, gostaria de um comentario me respondendo este trecho.

    "Assim, foram obtidas bactérias marinhas capazes de degradas petróleo derramando nos mares. Já outras bactérias conseguem produzir álcool etílico, usado como combustível. "

    Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.

    ResponderExcluir
  4. Uma curiosidade sobre a Engenharia Bacteriana é que: Filósofos gregos, há mais de 2 mil anos, já se preocupavam em encontrar uma explicação para a herança biológica, ou hereditariedade, dos caracteres. No entanto, foi apenas a partir de 1900 que se compreendeu o mecanismo pelo qual se dá a transmissão de características de pais para filhos.
    * Aristóteles - filósofo grego ( 384 a.C. - 322 a.C ) - aproximadamente um século depois de Hipócrates, escreveu um tratado em que falava sobre o desenvolvimento e hereditariedade dos animais.Nesse tratado ele defendia a existência, no sêmen do pai, de algum tipo de substância responsável pela herança.
    Descartava, assim, certas idéias então vigentes, que atribuíam as semelhanças entre pais e filhos exclusivamente a causas espirituais e emocionais.

    Adorei ! Ficou muito bom esse artigo.

    ResponderExcluir
  5. Guilherme e Daniel

    O trabalho ficou com uma introdução não muito clara,pois poderia ter falado que hoje, sabemos que bactérias são capazes de assimilar moléculas de DNA que se encontram livres no meio ambiente, incorporando estas moléculas ao seu DNA (cromossomo bacteriano) adquirindo assim variabilidade.

    O detalhe é que isto pode acontecer até mesmo com moléculas de DNA de outras espécies. Um exemplo clássico foi o ocorrido com a bactéria Encherichia coli, que foi induzida em laboratório, a assimilar DNA humano que continha a seqüência genética que comanda a produção de insulina pelo pâncreas.

    ResponderExcluir
  6. Sobre Engenharia Bacteriana, não entendi nada, porém acrescentei em meu conhecimento que as bactérias são importantes para nós. Agora em relação ao reino monera, nada a acrescentar sobre, sempre achei muito confuso essa matéria, risos.

    Por: Marcelo Augusto

    Muita bactéria tem o benefício de nos ajudar como, remédios nos queijos e nos iogurtes. Com alterações em seu DNA, ela pode nos ajudar em diversas coisas que não sabemos, muitas pessoas a rotulam de maneira errada, sem obter o conhecimento concreto sobre o assunto.

    Por: Tairine Maristela

    ResponderExcluir
  7. Muito meninas;
    Vcs conseguiram no mínimo politizar o assunto.
    É um tema interessante, instigante e complexo. De maneira simples vcs trouxeram a tona, um ramo da biologia que está nos seus "primeiros passos", temos muito que fazer e aprender.
    Fico feliz que tenha quem ja internalizou o quanto as bactérias são diversificadas e importantes para todos nós. jà é um começo.
    Não nos deixemos barrar diante das dificuldades, vamos usa-las como trapolim, para ampliar nossos horizontes.
    Continuemos a buscar informações.
    PARABÉNS pelo trabalho.
    Mantenham-nos informados das novidades que certamente surgirão em relação a esta area do conhecimento que esta, constantemente, sendo inovada.

    ResponderExcluir
  8. em meu entender foi de um modo simples e fácil de entender que explicaram.entendemos que algumas bactérias prejudicam e outras ajudam em deerminada açao ou até mesmo melhoras.

    ResponderExcluir